Resíduos sólidos e seus impactos sobre as aves marinhas
- sigasmaricas
- 20 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Cerca de 80% dos resíduos sólidos encontrados nos mares e oceanos têm origem terrestre, e afetam diretamente a fauna marinha, pois são confundidos com alimentos e ingeridos pelos animais, causando até mesmo a sua morte.
Dentre os animais afetados, estão as aves marinhas, que correspondem à 3,5% das aves existentes. Os atobás-marrons (Sula leucogaster), espécie escolhida para representar o nosso logotipo, são considerados indicadores de qualidade ambiental dos oceanos! Isso porque coletam lixos que flutuam em áreas próximas das ilhas onde constroem seus ninhos, utilizando linhas de náilon, pedaços de isopor, objetos de metal, pontas de cigarro, dentre outros resíduos sólidos.

Com isso, é possível utilizar esses ninhos para monitorar a quantidade de poluentes nos oceanos. Um recente estudo realizado com os atobás-marrons, no Arquipélago do Santana, em Macaé, e na Ilha dos Franceses, em Arraial do Cabo, sugere que a espécie pode ser indicadora dos níveis de poluição em diferentes regiões dos oceanos. O estudo demonstrou que 61% dos 203 ninhos analisados contêm resíduos poluentes.

Aqui no projeto SIG@S, estamos na luta para monitorar e limpar as Ilhas Maricás. Juntos, podemos fazer a diferença! 💚
SIG@S Maricás é um projeto viabilizado pelo Programa Petrobras Socioambiental executado pelo Senai/Firjan. Somos uma equipe diversa e multidisciplinar com profissionais de áreas como Biologia, Oceanografia, Geografia e Ciências Sociais.
Comments