Os microplásticos são hoje um dos principais problemas para a saúde ambiental dos ecossistemas a nível global, em especial em ilhas e praias da zona costeira, pela proximidade com as fontes emissores desse poluente.
Microplásticos são partículas sintéticas menores que 5mm, que tanto podem ser produzidos nesse tamanho, para uso em cosméticos, produtos de limpeza, como podem ser gerados pela fragmentação de resíduos plásticos maiores. No ambiente marinho, esse tipo de contaminante pode vir a ser ingerido pelos organismos e seus efeitos tóxicos não são inteiramente conhecidos.
No entanto, sabe-se que a poluição por microplásticos pode interferir na reprodução, inibir o crescimento e reduzir a absorção de nutrientes pelos animais marinhos. Dessa forma, é possível dizer que os efeitos dos microplásticos são uma ameaça a biodiversidade em ilhas continentais, como as Ilhas Maricás.
O SIG@S Maricás detectou uma quantidade grande e diversificada de tipos de plástico na Ilha Principal, tanto em sua área insular, quanto submersos.
As Ilhas Maricás estão vulneráveis a chegada de resíduos sólidos devido sua proximidade com a Baía de Guanabara, especialmente os plásticos, devido sua alta flutuabilidade. Esses plásticos tendem a se fragmentar em pedaços cada vez menores até virarem microplásticos, provocando efeitos tóxicos para os organismos.
Assim, o monitoramento dos resíduos que vem sendo realizado pelo projeto será fundamental para propor políticas de gerenciamento desse lixo e designação correta por parte do poder público, minimizando, portanto, seu efeito na biota.
Referências:
Caixeta, Danila & Caixeta, Frederico & Martins de Menezes Filho, Frederico. (2018). NANO E MICROPLÁSTICOS NOS ECOSSISTEMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS E EFEITOS SOBRE OS ORGANISMOS. 15. 19.
SILVA, D. do C. da; VIEIRA, H. A. G. .; ROLIM, V. S. .; SILVA, W. F. da; SOUSA, M. G. de .; PAULINO, M. G.; MARIANO, W. dos S. . Environmental contaminants: effects of microplastics on aquatic and terrestrial organisms. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e54310716761, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16761.
Comentários