Sabe a ave que aparece no desenho do nosso logotipo? É a representação do atobá-pardo, abundante ave do ecossistema das Ilhas Maricás e de grande distribuição geográfica do litoral brasileiro!
O atobá-pardo, ou somente atobá ou ainda alcatraz, é o representante mais comum da família Sulidae. Esse belo pássaro se destaca por sua habilidade de mergulho, podendo alcançar profundidades consideráveis em busca de alimento. Uma de suas curiosidades é fato de não possuir narinas externas, hipótese sugerida como adaptação para impedir que a água do mar penetrasse suas vias respiratórias durante os acelerados e fortes choques contra a superfície do mar. Assim como outras aves marinhas, possuem glândulas que expelem o sal ingerido em suas atividades.
O macho apresenta a pele em torno dos olhos na cor azulada-escura, diferente da fêmea que possui a mesma região na cor amarelo-clara. Além disso, a fêmea é maior e possui o bico mais grosso. Machos e fêmeas constroem juntos o ninho em pequenas colônias com dezenas de casais em penhascos, terrenos planos ou encostas em ilhas remotas utilizando galhos, gramíneas e ossos de aves mortas. No Brasil ela se reproduz em ilhas como Arquipélago de Abrolhos, no Arquipélago de Santana no município de Macaé, nas Ilhas Cagarras no município do Rio de Janeiro, além da Ilha de Cabo Frio em Arraial do Cabo, RJ e em maior número no litoral paulista em Alcatrazes.
Como qualquer ave marinha o atobá-pardo sofre ameaças severas como escassez de alimento pela sobrepesca, pesca incidental e introdução de espécies exóticas como gatos domésticos, cabras, coelhos e até porcos. Em função dessas ameaças acabam construindo ninhos em ilhas costeiras oceânicas distantes das influências do homem.
*SIG@S Maricás é um projeto viabilizado pelo Programa Petrobrás Socioambiental executado pelo Senai/Firjan. Somos uma equipe diversa e multidisciplinar com profissionais de áreas como Biologia, Oceanografia, Geografia e Ciências Sociais.
Comments